fbpx
Pular para o conteúdo

Como construir sua primeira loja on-line ?

Dar início em um novo negócio parece muito complicado, mas não é. Abrir uma loja virtual é muito mais simples do que se imagina. De forma geral, você precisará apenas de um domínio (por exemplo, www.sualoja.com.br), hospedagem, uma plataforma de vendas e seu planejamento estratégico.

Para facilitar seu início nesse jornada, criamos um passo a passo para você começar nesse mundo digital.

PASSO A PASSO PARA ABRIR SUA PRIMEIRA LOJA ON-LINE

1º PASSO: Definir seu nicho e o que você quer vender.

Para decidir seu nicho você deve responder a seguinte pergunta: Qual problema eu quero resolver? 

Afinal, quem empreende busca levar a solução de um problema. Por exemplo, nós não apenas vendemos desenvolvimento de site, mas sim, soluções e suporte para quem busca entrar no mundo de vendas on-line. 

Além do nicho você precisará também, definir seu produto, público alvo, fornecedores (quando necessário). Nesse passo o ideal é que você planeje, construindo seu Modelo de Negócio, e um Planejamento Estratégico.

Perguntas que podem facilitar a escolha do fornecedor:

  1. Qual o tempo de atuação dele no mercado;
  2. Quanto eles conseguem produzir/entregar do produto diariamente;
  3. Como ele lidam sob uma alta demanda de pedidos;
  4. Quais são as garantias em relações aos produtos ofertados;
  5. Como eles agem diante da solicitação de devoluções;
  6. Qual a qualidade do produto (custo-benefício);
  7. O fornecedor possui produto de demonstração.

Estas perguntas vão te ajudar a reconhecer os melhores fornecedores e fornecer o melhor ao seu cliente.

2º PASSO: Registar seu domínio e hospedar em um servidor.

 Após organizar e planejar o seu negócio, você precisará registrar o domínio da sua loja. 

O domínio é o nome ou a identidade do seu negócio. Por exemplo: www.nomedaloja.com.br. Para criar é necessário acessar o registro BR (registro.br) e realizar o seu cadastro. 

O registro tem como valor mínimo 40 reais anual, mas você consegue outros valores com planos para 2 ou 3 anos. Um preço acessível a qualquer pessoa. No entanto, para que seu site ou loja virtual mantenha-se no ar é necessário contratar um provedor de hospedagem, isto é, um servidor para armazenar os dados de seu domínio. 

Nessa etapa você pode contar com a Itepbrasil, registramos o domínio para você (sem custo adicional) e hospedamos tanto site institucional, quanto loja virtual (e-commerce).

*Se você hospedar com a Itepbrasil, você ganha a utilização do domínio em um e-mail. Por exemplo: financeiro@minhaloja.com.br.

3º PASSO: Construção do Site.

Após os passos anteriores, você precisará construir o design da sua loja ou contratar nosso serviço de desenvolvimento. 

Esse momento é a parte mais importante e demorada para finalizar sua construção da loja virtual. Você deve modelar o layout e o posicionamento de elementos dentro da loja, para atrair cliente e dar mais profissionalismo ao seu negócio. Para facilitar a organização e ter um direcionamento você pode visitar algumas lojas virtuais do seu segmento. A fim de ajudar, criamos 3 principais itens que você deve ter antes de iniciar a construção:

  1. Lista de produtos com preços e tamanhos.
  2. Logotipo e Banners do tamanho ideal para cada sessão da sua página.
  3. Lista de principais dúvidas e informações que seus clientes podem ter.

 

PONTO IMPORTANTE: Defina frases e títulos interessantes a cada produto, afim de, captar a atenção do cliente,  descrever o produto, esclarecer o máximo de dúvidas que podem surgir durante compra. Assim você evitará a perda do cliente, por medo ou falta de informação.

Em sequência você precisará definir as formas de gerenciamento para pagamento e entrega do produto. Para essa etapa é importante que você leia com atenção as possibilidades e reconheça a melhor para o seu negócio.

4º PASSO: Impulsione e Venda.

Como construir sua primeira loja on-line?

Por fim, a etapa mais importante, o tráfego e as vendas.  Se você realizou todos os passos anteriores com profissionalismo, sem dúvida que sua loja poderá faturar mais do que você imagina. Porém isso vai depender do seu engajamento e constância no negócio.

O ideal é estar por dentro das tendências do seu nicho, ter organização nas suas entregas e principalmente saber conectar com seu público. Para isso você pode contratar uma agência de Comunicação e Marketing Digital ou construir um cronograma de ações para seu crescimento até conseguir uma equipe.