O que fazer para vender mais no segundo semestre do ano
O segundo semestre do ano é um período que os brasileiros tendem a comprar mais no varejo. Entretanto, com base em algumas pesquisas, há pontos devem ser priorizados para conseguir faturar conforme as expectativas de mercado. Entre esses pontos, estão:
SEO (Search Engine Optimization)
Uma estratégia de longo prazo é o posicionamento em SEO, a qual é o conjunto de técnicas de otimização para mecanismos de busca, isto é, quando alguém busca por um produto ou serviço as estratégias de otimização faz você aparecer primeiro que seus concorrentes, sem gastar com anúncio.
Avaliação e Reputação
Prova social é um dos gatilhos que demonstram gerar mais resultados quando falamos de compras on-line. Além disso, é comum que o consumidor busque provas sociais do produto que pretende comprar. Assim, avaliações de outros usuários, reviews dos produtos e indicações podem influenciar significativamente nas suas vendas. Sabendo disso, você deve implementar estratégias que incentivem as avaliações e reviews.
Experiência do Cliente
Um dos pontos mais importantes é o cuidado com a jornada do cliente. Para quem vende on-line é indispensável que busque se diferenciar dos concorrentes quando atinge um cliente, uma vez que estudos apontam que mais de 80% dos consumidores se dispõem pagar mais por uma ótima experiência do cliente. Principalmente se a experiência for personalizada, tornando-se um fator para o diferencial da marca. Além disso, outro ponto importante é a satisfação do cliente. Nessas experiências a (o) empreendedor deve criar iniciativas específicas para cada etapa.
Planejamento para as datas comemorativas
A oferta que você fará ao seu lead precisa ter uma abordagem coerente com o que ele busca comprar, nos próximos dias ou semana. Para que as empresas sejam mais assertivas em suas ações de comunicação, é necessário uma abordagem cautelosa, além de considerar as diversidades e necessidades do publico. Considerando as datas para o segundo semestre do ano pode-se planejar as seguintes datas comemorativas:
Dia das Crianças – A data é relevante para aqueles que podem fornecer alguma oferta que envolva o público infantil. Outra abordagem que pode ser utilizada nessa época é o marketing nostálgico, fazendo o público interagir com a empresa por meio de lembranças de infâncias.
Halloween – Essa data também é uma proposta relevante para quem possui um público mais dinâmico, afinal é uma data festiva.
Black Friday – O Black Friday é uma data que deve ser bem planejada para o comércio, uma vez que deve propor ofertas competitivas para o sucesso no período.
Natal – Um dos melhores períodos é o natalino, visto que é uma boa data com oportunidade para diversos tipos de públicos. A sua oferta pode ser desde presentes, gastos com a decoração da casa, até alimentos e bebidas para as festas comemorativas.
Para sua empresa cresce é importante planejar e se organizar para essa etapa, umas vez que é o momento das empresas recuperarem os níveis de faturamento.
Publicado por: Kharem Miamoto
Data: 22/08/2023